Bom dia a todos,
Espero que o fim de semana tenha sido bom.
Este passado sábado tivemos a visita do camarada Portela que veio conhecer o Barreiro e beber umas minis com o pessoal.
Ah, e também veio fazer um jogo de 40k... Vou deixar aqui o que me lembro do jogo.
Exércitos:
Portela - Guarda imperial
Uma command squad com officer of the fleet, lascannon e plasma gun;
uma squad de ratos;
uma squad de veteranos numa chimera e 3 meltas (a squad da vilania
);
uma infantry platoon com heavy bolters nas três squads;
uma squad em chimera;
2 sentinelas;
um hellhound
e o sempre obrigatório limão russo
Didelet - Demónios do Caos
1 herald of nurgle em palanquim
1 herald of slaanesh em chariot
2 squads de plaguebearers
2 squads de deamonettes
2 soulgrinders
A mesa tinha resmas de terreno, o que para jogos pequenos como se tem jogado é bom, mas em jogos maiores (1500 por exemplo) torna o jogo muito complicado. Depois de termos tirado 2 peças de terreno, ganhei o deployment, escolhi o lado da mesa e começo a jogar primeiro.
As coisas começam ao não entrar a metade que queria - assim sendo começo com a metade de slaanesh 1º.
Escolhi o canto onde estava a command squad para fazer deep strike. O soulgrinder aterra pertinho de uma squad com heavy bolter e do hellhound, atrás dele fica a herald com chariot, e mais ao lado as squads de deamonettes (maior parte dos deep strikes nao fazem scatter graças ao dado mágico que faz sempre hits
)
No shooting faço alguns fleets/runs para espalhar as squads (malditas bolachas do limão russo e dos sempre fieis grenade launchers do Portela) e o soulgrinder derrete a squad que estava à sua frente, que passa o Ld test.
Turno do Portela - O hellhound tenta esturricar a herald e faz 2 feridas
, uma das squads de daemonettes é fuzilada pela guarda. Aliás foram as 2 fuziladas mas uma delas sobrevive com 4-5 elementos e a outra apenas com 1.
Ponto altissimo deste turno foi uma sentinela assaltar uma squad de deamonettes, as deamonettes batem 1º por causa da iniciativa e rebentam a sentinela que ao explodir mata 2.
Meu 2º turno - graças ao officer of the fleet só entra uma squad de plaguebearers com o herald, fazem deep strike perto da deamonette solitária. o soulgrinder avança para tentar destruir o hellhound, apesar de só atingir num 6 pois este tinha andado 12". as daemonettes e a herald todas se aproximam para preparar cargas. no shooting o soulgrinder tenta fazer alguma coisa ao hellhound mas falha e os plaguebearers espalham-se um pouco. Assault - o soulgrinder imobiliza o hellhound, uma squad carrega a squad com heavy bolter em frente ao command, a herald carrega o command e a lonely deamonette assalta outra squad com heavy bolter.
O combate é mediocre, a squad com heavy bolter perto do HQ foge, a herald falha miseravelmente em fazer alguma coisa, a deamonette solitária mata 2 guardsmen e depois é chacinada...
2º turno do Portela - a squad em fuga não pode fazer rally pois as demonettes estão a 6" dela e foge para fora da mesa. os plaguebearers levam resmas de pancada na boca e ficam reduzidos a menos de metade. o combate com a herald de slaanesh continua sem grandes resultados para o meu lado (já não estava a carregar pelo que a sua eficácia ficou bastante reduzida).
meu 3º turno - entra o 2º soulgrinder perto do leman russ do portela (que estava, até à data bem distanciado da acção divertido a atirar bolachadas nas minhas squads), a última squad de plaguebearers não quer entrar já. o soulgrinder destrói o hellhound que desta vez estava bem paradinho
e por isso todos os ataques acertam automaticamente.
as 2 daemonettes carregam o HQ do Portela para ajudar a Herald de slaanesh e lá consigo acabar com o HQ dele e o maldito officer of the fleet.
os plaguebearers continuam a cair que nem moscas graças à minha desabilidade em fazer um único fell no pain...
3º turno do portela - o Portela, que entretanto tinha aprendido a odeiar a herald na chariot decide que "the bitch must die!!!" e assim é. os ratos snipers tentam destruir o soulgrinder mas para além de 3 em 5 falharem o to hit, os outros precisam de 6's e não conseguem. o leman russ anda 6" e dispara o battlecannon mesmo na fronha do soulgrinder e penetra, obtendo um 2 na tabela, que o soulgrinder por ser demónio ignora. os plaguebearers ficam reduzidos 2 mais o herald of nurgle.
meu 4º turno - entra a ultima squad de plaguebearers bem perto de um objectivo abandonado. a daemonette que sobrou do combate com o HQ tenta passar despercebida e começa a andar em direcção a um objectivo, escondendo-se atrás do soulgrinder que rebentou o hellhound.
O herald de nurgle aproxima-se de um objectivo perto da chimera com as meltas.
O 2º soulgrinder carrega o leman russ e destroi o battlecannon e deixa-o imobilizado.
4º turno do portela - o leman russ não consegue disparar para nenhuma squad de infantaria e contra o soulgrinder não tem armas que façam mossa. os snipers voltam a falhar. as meltas continuam a derreter os plaguebearers e reduzem a squad ao herald e um plaguebearer. a deamonette que tentava passar despercebida em direcção ao objectivo levam um tiro nos cornos.
meu 5º turno - de acordo com o sousa fiz um brutal erro táctico: o soulgrinder insiste em destruir o leman russ imobilizado em sem line of sight para ninguém, em vez de tentar chegar à chimera com as meltas. Bem, o soulgrinder destroi o leman russ, os plaguebearers novos ficam perto do objectivo para o conquistar e o herald of nurgle tenta contestar o objectivo da guard com meltas.
5º turno do portela - decide arriscar que o jogo não acaba e retira a chimera com meltas do objectivo para ir destruir o 1º soulgrinder, uma sentinela tentar destruir o 2º soulgrinder que ficou com a traseira virada, mas não consegue.
O jogo acaba mesmo e eu fico com 1 objectivo e o Portela sem nenhum.
Grande jogo, pontuado por uma mini entre cada turno e muito divertimento.