Iremos abordar o movimento que é permitido fazer pelas unidades no FoW, abaixo temos um quadro onde se vê todo o tipo de unidades pelo tipo de terreno:
Ao contrário dos jogos da GW, no FoW podemos medir tudo.
A movimentação tem que ser contabilizada não em linha recta mas sim por todo o trajecto que a
team percorre, inclusivé se têm que desviar de obstáculos (fig.1).
É medida a partir da parte da frente da base até 15cm (por ex.) e é aí que a parte da frente da base vai ficar (fig.2), mas ao contrário de WF não existe
reform's ou seja todo o movimento não sofre de penalizações para rodar e avançar facilitando assim a mecânica de jogo (fig.3) conforme figuras abaixo:
fig. 1
...............................................fig. 2
http://yfrog.com/ngmovdistance1p http://yfrog.com/6fmovdistance2p
fig. 3
http://yfrog.com/jtrodarp
Movimentado-se próximo do inimigo:As unidades de inf e as
Gun Teams (metralhadoras pesadas ex. MG42, Vicker's e morteiros) não podem passar a menos de 5cm de unidades inimigas visiveis (que as estejam a ver).
Veiculos não podem cruzar com outros veículos inimigos.
Veículos não podem passar a menos de 5cm de unidades de inf e Gun Teams visiveis inimigas.
Movimentando-se ao dobro:Ex. unidades de infantaria que se mexem a 15cm podem mexer-se a 30 cm,
teams que se desloquem ao dobro do mov. têm que tomar o caminho mais directo e só se podem desviar para entrar em estrada e desviarem-se de obstáculos e acabam virados para o sitio para onde se deslocavam. Basta uma
team mexer-se ao dobro para contar como se mexem todas (quer tenham ou não mexido). Equipas movimentando-se ao dobro não podem:
- Passar por
Rough Terrain;
- Passar a 20cm de uma equipa inimiga;
- Disparar;
- "Assaltar";
- Libertar de combate como unidades de reconhecimento;
- Todas as unidades têm que ficar SEMPRE à distância de comando inf 5, 10 e 15cm para Conscript, Trained e Veteran respectivamente, veículos 10, 15 e 20cm Conscript, Trained e Veteran respectivamente;
- O adversário para atingir estas unidades rola o dobro dos dados (todos os dados, por isso muito cuidado ao mexer unidades ao dobro).
Movimento em Rough TerrainA inf não é afectada mas alguns veículos têm penalizações diferentes, abaixo pode ver-se pela half-track (da esq. para a direita):
- (4) Em terreno livre move-se a 30 cm;
- (2) Por ter entrado em terreno acidentado move-se 20cm;
- (1) Se estiver lá dentro também se move a 20cm;
- Se sair como parte do movimento foi dentro do terreno acidentado move-se a 20cm;
- (3) Se estiver novamente em terreno livre e tentar entrar em terreno acidentado, move-se 25cm e fica à entrada do terreno pois já excedeu o máximo do movimento em terreno acidentado queé 25cm.
http://yfrog.com/n2movp