Irei colocando algumas regras avulsas com o intuito de ir familizarizando as pessoas interessadas (incluindo eu, pois obriga-me a
para não me enganar e não enganar ninguém).
O FoW é um jogo da Battlefront Miniatures Limited que é uma empresa Neozelandesa que produz miniaturas de escala (1:100) 15 mm para jogos de estratégia passados na Segunda Guerra Mundial e é dividido em Early War 1939-41(EW), Mid War 1942-43 (MW) e Late War 1944-45 (LW).
A gama de miniaturas da BF relativas à Segunda Grande Guerra e inclui toda a perafenália desde tanques, half-tracks e outros veículos blindados, artilharia, armas anti-tanque, infantaria, engenheiros, aviões e outras armas de suporte para nove nações:
Alemanha, União Soviética, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Itália, França, Hungria, Filandia e Roménia.
Os teatros de guerra variam entre a Europa ou no Norte de África e secalhar em EW o Pacifico (apesar de o infame ataque a Pearl Harbour ter sido a 7 de Dezembro de 1941, ou seja a 24 dias do período MW e aí sim houve diversas batalhas onde a 1ª terrestre com desembarque de tropas americanas foi a de Guadalcanal a 7 de agosto de 1942, 8 meses depois).
Agora ao que interessa mesmo, joga-se com D6 e precisa-se de fita métrica, vantagem para WF e 40K não há
guesses e pode-se medir tudo tal como agora a 8ª de WF.
Primordial em todos os jogos... tiros, a diferença para WF (e julgo 40K) é que na troca de tiros não é a WS de um e de outro, que vai dar o score para acertares, mas sim o nivel de expriência do adversário...
Por ex. um pelotão de russos (6 teams) movimentam-se para disparar sobre um pelotão de Fallschirmjäger alemães (6 teams) que é preciso
4+ (Veteran). Como se movimentam (e têm uma arma com ROF1
+1), estão menos de 40cm, mas os boches estão GtG
+1 (não dispararam) e tentaram
Dig In +1 (skill test bem sucedido ao invés de se moverem e estão numa trincheira)
+1 e estão em Bulletproof Cover (armas de inf. têm um Firepower entre 5 e 6, sendo 5+ é necessário os russos rolarem 5 ou mais):
Veteran 4+, GtG +1, DI +1 e arma ROF1 mexendo-se +1 =
7 impossivel num D6, coitados dos russos...
A vez dos alemães, russos são conscript
2+, mexeram-se e estão dentro do alcance... 2+
Conscript 2+ = 2+ Fallschirmjäger 2 tiros cada team fazem 12 tiros (Rifle/MG team), 8 hits, (os alemães) fazem um roll save (para os russos) de 3+ sendo apenas as casualidades em 1 ou 2.
Fica aqui um exemplo das armas de infantaria dos alemães: