Basicamente este tópico é uma espécie de caminho até ao GTS e os report's no mesmo.
Nesta 1º fase e é quase a última pois estamos muito perto do GTS, eu e o Didelet, combinamos começar tal como será no GTS, 1º o
Breaktrough e depois o
No Retreat.
Um
blue vs
blue, mas dá para treinar...
Um agradecimento ao Tozé, por permitir jogar na capital do wargaming, o
PlayersPot e outro ao Didelet pelo cenário, deu para fazer uma mesa Italiana muito porreira.
Exército: Nuno Alpalhão – British (Commandos - Italy)
Exército: João Didelet – US (Tank Company)
Missão: Breaktrough
Special rules: Defensive Battle, Delayed Reserves, Mobile Reserves and Prepared Positions special rules.
EuHQ
Commando platoon
Commando platoon
Commando platoon
Commando mortar platoon (3 sections)
4 6pdr.
portee (8th Army)
DideletHQ+2iC
Tank platoon (3 M4)
Tank platoon (5 M5)
Aspecto geral da mesa, fiquei no canto superior da esquerda e inferior da direita...
Aproveitei as vinhas para pôr o pessoal lá dentro (esqueci-me que para assaltar lá dentro, o Didelet tinha de fazer
bog test) e na estrada pus as 6pdr.
As 6pdr. vêm ao longe os tanques Americanos, estes estão fora do alcance das armas e decidem ir defender os objectivos.
Os
Stuart vão à frente fazendo o reconhecimento.
Os morteiros vão fazendo fumo, mas os
Stuart vão a toda a brida e só param quando vêm um pelotão de comandos.
Investem sobre os comandos e abrindo fogo de metralha põem os boinas verdes dentro das suas trincheiras...
Numa aguerrida luta, os comandos põem um M5 inutilizado e estes (o pelotão de M5) acaba por retirar para fora do alcance dos comandos, mas com muitas baixas para estes e decidem abandonar o terreno...
Os
Stuart remontam e vão na peugada dos comandos, que vêm que se retiram para próximo dos objectivos. No caminho encontram o pelotão de morteiros mas devido ao fogo de metralha .30, estes ficam com poucas unidades, mas o pelotão próximo de comandos e o tiro certeiro das 6pdr. inutilizam 2 M5 e destroem outro.
As 6pdr. abrem fogo e o experiente pelotão do 8th Army destrói mais 2 tanques e estes decidem retirar. O pelotão de comandos da direita consegue encontrar solo macio para cavar e entrincheira-se, mas o da esquerda com o solo rochoso, após 2 horas não consegue cavar e fica exposto para o pelotão de M4 que vem pelo flanco...
O pelotão de M4 investe, fazendo diversas baixas no pelotão exposto e no assalto perde um M4 mas só ficando uma unidade viva dos comandos...
O Comandante de Companhia decide intervir para este ficar no seu posto a defender o objectivo, se não ia a tribunal marcial, mas acaba por fugir também, ao ver que era só ele (CiC e o Capitão) contra 2 M4.
Com 3 pelotões de comandos fora e um vivo, é hora de CMT, mas com o CiC fora, é a debandada geral...
Resultado final: 5-2 para o Didelet
Aftermath:Jogo muito bom e renhido, onde houve algumas burrices da minha parte:
1ª deixar um pelotão de comandos sozinho, contra 5 M5, deixar em seguida os morteiros sozinhos e foi vê-los morrer muito rapidamente...
2ª juntar o CiC no final ao pelotão só com uma unidade, teria que testar o
Sole Survivor ainda e aí poderia aguentar mais um turno que seria o suficiente, pois com 3 6pdr. (ROF9 AT10) apontadas para 2 M4, poderia aí conseguir a vitória...
3ª pôr as 4 6pdr. a apontar para a estrada, quando havia um buraco enorme do outro lado, foi muita ingenuidade pensar que viriam por ali os tanques...